Lousada alarga prazos de pagamento de faturas da água, saneamento e lixo

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: DR

Foto: DR

A câmara municipal de Lousada anunciou hoje o alargamento dos prazos de pagamento das faturas de água, saneamento, resíduos sólidos urbanos e educação, relativas aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, até ao dia 10 de abril de 2020, sem qualquer penalização, em virtude dos condicionalismos originados pelo COVID-19.

As faturas poderão ser pagas a partir do dia 17 de março, utilizando as mesmas referências multibanco que constam das respetivas faturas. “Privilegie o pagamento por homebanking, se possível, ou então por Multibanco, rede CTT e PAYSHOP”, sublinha o presidente da câmara.

O autarca anunciou ainda a suspensão do pagamento de estacionamento nas zonas de estacionamento de duração limitada, bem como o reforço das verbas de apoio ao nível da ação social para os mais carenciados e vítimas deste flagelo (doença, desemprego, etc.) que necessitem de uma apoio mais sustentado.

Referindo-se à situação que o país atravessa, Pedro Machado lembrou que são cada vez mais os concelhos com mais casos confirmados do que Lousada, pelo que o perigo agora é que haja contágios vindos de outros “clusters”, sendo “imperioso que continuemos a seguir as orientações da DGS, nomeadamente o distanciamento social e a higiene”.

Face à rápida evolução que a pandemia está a ter no país, o município de Lousada decidiu restringir ainda mais o acesso pessoal aos serviços municipais (nos dois únicos edifícios que não foram encerrados), por tempo indeterminado, garantindo apenas serviços mínimos/urgentes e serviços essenciais (apoio social, água, saneamento, recolha resíduos, piquete de obras, etc.).

“Assim sendo, grande parte dos colaboradores vão ficar nas suas residências, para salvaguardar o funcionamento da câmara a curto/médio prazo, nomeadamente através da rotatividade. Não obstante, esses serviços municipais continuarão a funcionar, através do recurso ao teletrabalho, graças ao facto de termos quase todos os procedimentos desmaterializados, o que permitirá a esses funcionários terem acesso ao nosso sistema informático e desenvolver o seu trabalho a partir das suas residências”, garantiu o autarca, pedindo aos munícipes que utilizem o email para interagir com o município.

Share This: