Festival de churrasco brasileiro regressa a Paredes

Publicado em Publicado por: O Paredense

Foto: CM Paredes

É o maior festival de churrasco brasileiro do país e vai voltar a realizar-se em Paredes. Pelo segundo ano consecutivo, o Parque da Cidade vai receber o Brazilian BBQ Festival, nos dias 6, 7 e 8 de setembro.

Depois do sucesso da primeira edição, a gastronomia brasileira está de regresso ao concelho representada pela feijoada, tapioca, coxinha de frango, queijo coalho, gelado (picolé), açaí, água de coco, caipirinha, pastel, entre outros. Além da representação “canarinha”, Portugal, Irlanda, Inglaterra e Grécia serão também retratadas no evento através do churrasco, que terá o habitual leitão, a costela no fogo de chão, o pão de queijo e o feijão preto, preparados por mais de 30 “churrasqueiros”.

A animação também estará garantida, o festival contará com a presença do DJ Farofa, Dj João Carioca e DJ Pastel, além das bandas Batucada Radical, Samba do B e Samba sem fronteiras.

Em declarações à Câmara Municipal de Paredes, Alan Barros, um dos organizadores do BBQ Brazilian Barbecue Festival, explicou o objetivo da iniciativa: “É dar a conhecer ao público, a cultura do churrasco de diversas partes do mundo, que é desconhecida por grande parte do povo português, e mostrar Portugal para o mundo através do churrasco, que vai ter aproximadamente 1,5 toneladas de carnes”.

Dispostos a melhorar e inovar, a 2ª edição do evento contará ainda com uma novidade: “Este ano passa por trazer carnes assadas em diversos estilos e de diferentes países, como em “fogo de chão” brasileiro, parrilha argentina, pitsmolker amerciano e o assado grego, totalizando 30 churrasqueiros de diversos países para além de Portugal como Brasil, Grécia, Irlanda e Inglaterra, sob a chancela da World Barbecue Association (WBQA), que é a maior instituição da europa quando o assunto é churrasco, e a Associação Portuguesa de Churrasqueiros (APCh)”.

Depois da superação das expectativas, no ano anterior, a organização estima servir este ano cerca de 8 mil pessoas. A dose de churrasco (que inclui a carne e o acompanhamento) terá um custo de 6€ e as bebidas têm um custo médio de 1€. Alan Barros reconheceu “a primeira edição teve falhas, como a falta de comida e filas, pois eram esperadas 1 500 pessoas e foram mais de 3 mil. Para este ano, o festival está preparado para receber 8 mil pessoas durante os 3 dias de evento”.

A organização do BBQ Brazilian Barbecue Festival está a cargo do restaurante Fornalha, Steakhouse e Pizzaria e tem o apoio da Câmara Municipal de Paredes. A entrada é gratuita e pode acontecer entre as 12h00 e as 00h00.

Share This: