Federação de Bombeiros do Porto vai a eleições amanhã. Comandante José Morais é o único candidato

Publicado em Publicado por: O Paredense

As eleições para a Federação de Bombeiros do Distrito do Porto realizam-se este sábado, 28 de novembro, com o comandante dos bombeiros de Paredes, José Morais, a encabeçar a única lista candidata.

Em nota de imprensa, o comandante defende que esta lista é “congregadora de vontades e geradora de consenso alargado”, englobando representantes de associações de bombeiros de 16 dos 18 concelhos do distrito.

Entre os candidatos aos órgãos sociais estão Joaquim Oliveira e Silva, presidente da direção dos bombeiros de Matosinhos-Leça, na presidência da Assembleia-geral, Rui Coelho, presidente dos bombeiros da Póvoa de Varzim no Conselho Fiscal e representantes das corporações de Lousada, Penafiel, Santo Tirso ou Paços de Ferreira, entre outros.

Na Comissão de Honra surgem várias personalidades do distrito ligadas ao sector dos bombeiros, como Guedes Moura, ex-inspetor superior dos bombeiros, Coronel Rebelo Carvalho, ex-comandante do batalhão de sapadores de bombeiros do Porto, Comendador Amadeu Pinheiro, ex-presidente da Federação dos Bombeiros do Porto e comandante do quadro de honra dos bombeiros voluntários da Trofa.

A candidatura apresentada por José Morais há quase dois meses tem como um dos princípios fundamentais a inclusão de todos num caminho comum. “O facto de exercer o cargo de comandante do corpo de bombeiros de Paredes há 20 anos, tem-me permitido robustecer o conhecimento nas diversas dinâmicas do setor da proteção e socorro, nomeadamente na Proteção Civil onde exerci funções durante 14 anos e na Liga dos Bombeiros Portugueses onde exerci o cargo de vice-presidente até ao momento que decidi abraçar este novo desafio” sustenta.

Outros dos objetivos passam por fortalecer a comunicação através de todos os canais existentes, trazendo mais conhecimento, proximidade e motivação; promover e apoiar a realização anual de um encontro das escolas de infantes e cadetes; constituir um núcleo de manobras e desporto para dar continuidade ao trabalho que tem sido feito ao nível dos concursos Distritais de Manobras e ao Bombeiros de Ferro, realizar o dia do Bombeiros Portugueses no Distrito; elaborar uma proposta base de benefícios sociais para os bombeiros.

A lista liderada por José Morais pretende ainda ter uma atitude pró-ativa em todos os assuntos de relevância para o setor e em particular para a revisão do protocolo entre INEM e Associações para a constituição de PEM; revisão dos acordos de cooperação com o INEM; revisão dos valores comparticipados pelo SNS com os encargos decorrentes do transporte de doentes.

Entre as metas está ainda efetuar o acompanhamento na implementação de novas Equipas de Intervenção Permanente e revisão do respetivo protocolo; acompanhamento da implementação da Regionalização do Setor da Proteção Civil; promoção de parcerias/protocolos dinamizando a economia de escala com fornecedores de serviços e apoiar as Federadas na apresentação de candidaturas a fundos comunitários.

Share This: