Escolas de Felgueiras e Lousada encerradas devido ao coronavírus

Publicado em Publicado por: O Paredense
DR

DR

Tendo em conta a circunscrição de maioria dos casos de doentes infetados com o novo coronavírus aos concelhos de Felgueiras e Lousada, a Direção Geral de Saúde (DGS) decidiu anunciar o encerramento de todas as escolas públicas e privadas nestes dois concelhos para evitar a propagação do vírus na região.

Dos 23 casos confirmados no Norte, 19 correspondem ao mesmo foco de Felgueiras/Lousada. No país, há já 31 casos confirmados.

“De acordo com os dados conhecidos, a maioria das crianças tem quadros ligeiros a moderados mas têm um reconhecido papel como transmissoras de doença, sendo que a redução do contacto entre elas poderá retardar a transmissão da doença na comunidade”, explica a DGS.

Serão ainda encerrados temporariamente estabelecimentos de lazer/culturais e de utilização pública, designadamente ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos e cinemas.

“A medida é temporária e durará até ser levantado o encerramento por parte das Autoridades de Saúde”, diz ainda a DGS.

Os habitantes dos dois concelhos devem ainda “evitar deslocações desnecessárias” e “não participar em reuniões com elevado número de pessoas, de forma a reduzir o número potencial de pessoas contagiadas”.

Esta madrugada, o município de Lousada anunciou também medidas excecionais, de ordem preventiva, que acrescentem às já anunciadas pela DGS, para evitar a transmissão da doença na comunidade.

Em comunicado, a autarquia anunciou encerramento de todos os edifícios municipais de acesso ao público, exceto os Paços do Concelho e Serviços Técnicos, sendo que os serviços que se mantém abertos devem ser procurados apenas para situações urgentes, devendo-se privilegiar o contacto via telefone ou email.

A Feira Municipal prevista para esta segunda-feira, 9 de março, foi cancelada assim como todos eventos que congreguem um elevado número de pessoas, nomeadamente, o Festival das Camélias, Movimentos Seniores, Mega Encontro Desportivo, Liga Boccia Sénior e eventuais participações em competições nacionais, Apoio do Programa Municipal de Caminhadas, Apoio ao Circuito Lousada a Correr, Free Running e “Correr com Sara Catarina Ribeiro”, Diabetes em Movimento, Ciência no Parque e Plantar Lousada.

Share This: