Emília Pinto Sousa: “Na Bélgica somos uma família unida e feliz”

Publicado em Publicado por: O Paredense
Emília Pinto Sousa emigrou para Sint Pieters-Leeuw, na Bélgica, em 1985.

Emília Pinto Sousa emigrou para Sint Pieters-Leeuw, na Bélgica, em 1985.

Emília Pinto Sousa é há mais de 30 anos uma verdadeira embaixadora de Portugal na Bélgica. A emigrante vive com a família em Sint Pieters-Leeuw, cidade do interior da Bélgica que fica a cerca de 13 quilómetros da capital. Foi nesta pequena cidade que Emília Pinto Sousa estabeleceu o seu próprio negócio, vendendo artigos portugueses em feiras e exposições e através da internet.

A emigrante de 52 anos, que começou por trabalhar como empregada de limpeza, chegou a ser proprietária de uma padaria, um café e três sapatarias, mas após enfrentar vários problemas de saúde foi obrigada a fechar os negócios.

Sem querer nunca ficar parada em casa, Emília Pinto Sousa decidiu encontrar um passatempo que a ajudasse a sentir-se útil e ativa, optando por vender artigos portugueses em feiras e exposições que todos os fins-de-semana se realizam na cidade.

Depois de ter atravessado muitas dificuldades, Emília Pinto Sousa conseguiu recuperar a alegria e manter-se confiante no futuro. “Sou muito grata a Deus pelo caminho que percorri e pelas vitórias que alcancei. Sinto-me bem aqui, a minha saúde não é a melhor mas ganho bem a vida com a ajuda de Deus”, sublinha a emigrante.

 

Leia a entrevista completa na edição em papel de 9 de março de 2017 ou subscreva a edição online.

Share This: