Concelho de Paredes com cerca de 7 mil hectares de floresta sinalizada como prioritária

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto. Arquivo
Foto. Arquivo

O concelho de Paredes tem cerca de 7 mil hectares de floresta sinalizada como prioritária nas freguesias de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira, anunciou a câmara municipal em nota de imprensa.

Na terça-feira, 26 de maio, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Paredes aprovou por unanimidade o Plano Operacional Municipal para o ano 2020, que define a operacionalização no que respeita às ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndios florestais e regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais.

Segundo a autarquia, este ano estão disponíveis 60 veículos para o combate aos incêndios e um meio aéreo de capacidade média, sedeado no Heliporto dos Bombeiros Voluntários de Baltar, afeto ao Distrito do Porto.

“Com este planeamento da Proteção Civil Municipal, pretende-se acautelar uma intervenção mais rápida nos incêndios na sua fase inicial, para desta forma circunscrever o seu desenvolvimento”, acrescenta a autarquia, recordando que o POM de Paredes articula-se com as diretrizes do Plano Operacional Distrital, que, por sua vez, se baseia no contexto na Diretiva Operacional Nacional.

Share This: