Comendador Pereira Inácio homenageado em Baltar

Publicado em Publicado por: O Paredense
A homenagem dos utentes do Centro Social e Paroquial de Baltar à família do comendador

A homenagem dos utentes do Centro Social e Paroquial de Baltar à família do comendador

O Comendador António Pereira Inácio foi homenageado, na semana passada em Baltar, a título póstumo, com a Medalha de Ouro do Município de Paredes. A medalha foi entregue pelo presidente da câmara de Paredes, Alexandre Almeida, aos netos e

Os netos e bisnetos do comendador a descerrar a placa da inauguração do jardim infância Glória Leão

Os netos e bisnetos do comendador a inaugurar o jardim infância Glória Leão

bisnetos do Comendador, que vieram a Portugal participar na cerimónia de inauguração do novo jardim-de-infância do Centro Social e Paroquial de Baltar.

“Hoje é um dia importante porque benzemos mais um sonho que concretizamos”, realçou o Padre Mário João, agradecendo a presença da família Moraes “brasileira de nacionalidade, mas baltarense de coração”.

Durante a cerimónia realizada no Centro Social e Paroquial de Baltar, o presidente da câmara de Paredes sublinhou que a atribuição da Medalha de Ouro do Município ao Comendador Pereira Inácio “é uma justa homenagem a tão estimado baltarense, ilustre industrial e benemérito”.

“O Comendador Pereira Inácio é para nós um exemplo a seguir”, reiterou o autarca, antes de entregar a Ermírio Moraes e Maria Helena Scripilliti, netos do comendador, a Medalha de Ouro do Município.

Em representação da família, Fábio Moraes, bisneto do comendador, salientou a honra de estar em Baltar a prestar uma singela homenagem ao avô e bisavô, num ano que tem um significado muito especial para a família. “Em janeiro desse ano celebramos 100 anos da Votorantim, empresa criada pelo Comendador Pereira Inácio no Brasil, que tanto nos orgulha”.

A família Moraes entregou depois um donativo de cerca de 200 mil euros para a requalificação do edifício da Casa António Pereira Inácio, que vai acolher o ATL e o gabinete do RSI.

 

Leia a reportagem na íntegra na edição em papel de 8 de março de 2018 ou subscreva a edição online.

Share This: