CHTS vai assinalar Dia Mundial da Pessoa com Esclerose Múltipla

Publicado em Publicado por: O Paredense

Unidade hospitalar passará a ser “um dos maiores parques de produção de energia elétrica do norte do país”.

O Hospital Padre Américo, em Penafiel, vai assinalar, na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, o Dia Mundial do Doente com Esclerose Múltipla (EM), com um encontro que vai juntar profissionais de saúde, doentes e familiares/cuidadores.

O II Encontro do CHTS – Dia Mundial da Pessoa com EM é organizado pelo Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) e tem início marcado para as 9h15.

“Aspetos Psicológicos da pessoa com EM” é o tema desta reunião que contará com a presença de Jorge Ascenção, psicólogo da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM). “O diagnóstico”, “Ser ou estar doente” e “A dinâmica familiar” vão ser os tópicos abordados.

Haverá também espaço para “Perguntas e Respostas”, onde os doentes e familiares vão poder esclarecer as dúvidas frequentes do dia-a-dia.

 Sobre a Esclerose Múltipla (EM)

A EM é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central. É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e afeta com maior incidência nas mulheres do que os homens.

Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afetada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico.

Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2,5 milhões de pessoas com EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 8 mil (Gisela Kobelt, 2009).

Share This: