CHTS assinalou Dia Internacional do Enfermeiro

Publicado em Publicado por: O Paredense
Encontro promoveu reflexão sobre o contributo dos enfermeiros e a prestação de cuidados de saúde

Encontro promoveu reflexão sobre o contributo dos enfermeiros e a prestação de cuidados de saúde

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) acolheu no passado sábado, dia 12 de maio, uma conferência alusiva ao Dia Internacional do Enfermeiro. A sessão de abertura contou com a presença de Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, José Ribeiro, enfermeiro-diretor, Paula Guimarães, elemento da Comissão Organizadora, e José Manuel de Oliveira da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo.

O programa do encontro dividiu-se por três mesas, tendo como temas principais a Saúde – Direito Humano; Cuidados de Enfermagem Diferenciados/Diferenciação dos Cuidados de Enfermagem e Saúde – Direito Humano: Abordagem de Questões de Modelo Organizativo.

Este encontro marcou ainda o encerramento das diferentes atividades realizadas pelas equipas de enfermagem ao longo da semana, nos vários concelhos da região do Tâmega e Sousa, no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro cujo mote deste ano, lançado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, foi “Não importa o local, não importa o contexto, os cuidados de saúde devem ser acessíveis a todos”.

Neste encontro foi também entregue, pela primeira vez, o prémio de investigação de enfermagem ao trabalho “Articular e Movimentar na UCIP – Programa de Melhoria Contínua da Qualidade” de Andrea Dias, enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e Polivalente (UCIP) e autora do trabalho, por Arminda Mendes Costa, José Ribeiro, enfermeiro-diretor do CHTS, e Cristina Pinto, enfermeira-chefe do Serviço de Medicina Intensiva.

O Prémio ‘Enfermeira Arminda Mendes Costa’ foi criado o ano passado com o objetivo de premiar trabalhos de investigação na área de enfermagem realizados no CHTS.

Share This: