CHTS suspende atividade clínica não urgente e cria estrutura autónoma para atendimento do COVID-19

Publicado em Publicado por: O Paredense

Atendendo ao acréscimo do número de doentes, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) está a alargar a área autónoma para atendimento ao COVID-19, com a instalação de uma estrutura de apoio, junto à Urgência Geral do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

A estrutura vai permitir criar uma área para receber apenas casos suspeitos para serem validados. “Este fluxograma já está operacionalizado nas atuais instalações, onde vão ser criadas duas salas de emergência para que os doentes respiratórios graves sejam abordados apenas numa das salas”, refere o CHTS em comunicado.

Em curso está também a suspensão de toda a atividade clínica não urgente, nomeadamente consultas externas, intervenções cirúrgicas, sessões de hospital de dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, por forma a diminuir significativamente a circulação de pessoas no perímetro do hospital.

“Mantém-se as intervenções cirúrgicas prioritárias, principalmente as relacionadas com neoplasias. Será apenas realizada atividade programada em casos clinicamente relevantes, passando a ser privilegiadas as consultas não presenciais, sempre que tal seja viável”, esclarece o CHTS.

O centro hospitalar tem vindo a adaptar espaços e formação de profissionais para reforçar e alargar a sua capacidade de resposta.

As medidas de contingência, no âmbito do combate à propagação do COVID-19, pretendem garantir a segurança dos utentes, acompanhantes e profissionais de saúde, sendo atualizadas em permanência e em em articulação com as entidades do Ministério da Saúde, nomeadamente Direção-Geral da Saúde (DGS), Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), Infarmed, Agrupamentos de Centros de Saúde e outros Hospitais.

Quanto aos acessos de pessoal externo, o CHTS já tinha suspendido a entrada de delegados de informação médica nas instalações dos hospitais e cancelado todos os eventos, jornadas e iniciativas científicas por forma a reduzir a circulação e concentração de pessoas.

Foram também suspensas as visitas aos doentes internados e criadas restrições ao acompanhamento de doentes no Serviço de Urgência. Os acompanhantes podem obter informações através dos números: 914 210 505 e 255 714 435, Hospital Padre Américo, e 914 202 339 e 255 410 515, Hospital São Gonçalo, ou através da app MyCHTS.

Tendo em conta esta situação, o CHTS disponibiliza aos utentes internados, nas duas unidades hospitalares, rede Wi-Fi para acesso gratuito à internet, facilitando, assim, o contacto com os seus familiares e amigos.

Share This: