Centro Outdoor de Paredes vai complementar rede de percursos pedestres do Parque das Serras do Porto

Publicado em Publicado por: O Paredense

No Dia do Desporto Outdoor, a câmara de Paredes apresentou publicamente o projeto do Centro Outdoor de Paredes, que está a ser construído em Sarnada, Aguiar de Sousa, e vai dar apoio a diversas atividades desportivas ao ar livre na zona sul do concelho.

O equipamento terá um auditório, balneários, parede de escalada, cozinha, ponto de lavagem de bicicletas, entre outras valências, num investimento que deverá rondar os 200 mil euros e que deverá ficar concluído dentro de dois meses.

Na visita técnica realizada esta quinta-feira, 24 setembro, o presidente da câmara de Paredes destacou a importância do projeto que vai aliar a prática desportiva à descoberta do património arquitetónico e natural do concelho de Paredes.

“Queremos dar vida a esta zona que tem grandes maravilhas naturais, como a Senhora do Salto, ou a Mamoa de Brandião, aliando o desporto à descoberta do património arquitetónico e natural riquíssimo que temos”, sublinhou o autarca, assumindo que o equipamento vai estar ao dispor das associações do concelho e dos restantes municípios da região.

Alexandre Almeida salientou ainda que “o Centro Outdoor de Paredes vai permitir complementar a rede de percursos pedestres que vai cobrir o Parque das Serras do Porto”, que será composta por uma Grande Rota, com 57 quilómetros de extensão, e 19 Pequenas Rotas com percursos que vão desde os 3 aos 30 quilómetros.

“Aliar todos esses trilhos pedestres a um equipamento destes vai ser uma combinação muito interessante. Esta é mais uma forma de qualificar o território e esperamos que estes parceiros nos ajudem a alimentar este espaço”, frisou.

Vítor Dias, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, destacou o simbolismo do projeto ser apresentado na Semana Europeia do Desporto e elogiou a ação do município de aproveitar o potencial do território para o colocar ao serviço da população e da prática desportiva.

“Enquanto presidente do IPDJ só tenho de apoiar, institucionalmente, e depois vermos outras formas também de o fazer em colaboração com as associações distritais das diferentes modalidades. Este espaço vale, acima de tudo, pela sua multidisciplinaridade, pela sua capacidade de adaptação áquilo que forem as necessidades. Pode realizar-se aqui uma prova de BTT, trail, um evento cultural ou uma ação de formação para treinadores”, destacou o dirigente, reconhecendo que o potencial turístico da região pode ser um factor de desenvolvimento para a comunidade, sobretudo se for aliado ao desporto e à natureza.

“Este será seguramente o primeiro passo de algo muito maior que poderá ter um grande impacto no desenvolvimento destes territórios”, rematou.

A visita técnica foi acompanhada pelos vereadores Paulo Silva e Elias Barros, pelo presidente da Junta «de Aguiar de Sousa, Fernando Santos, e pelos presidentes da Associação de Ciclismo do Porto, José Luís Pacheco, e da Associação de Atletismo do Porto, Bernardino Alves.

A atividade fez parte do programa #BEACTIVE da Semana Europeia do Desporto que está a decorrer até 30 de setembro, uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o objetivo promover o desporto e, por inerência, a atividade física, em toda a europa e junto de todos os cidadãos.

Share This: