Assinados acordos para retirada de amianto nas escolas de Baltar e Vilela

Publicado em Publicado por: O Paredense

A câmara municipal de Paredes estabeleceu dois acordos de cooperação técnica com o Ministério da Educação para avançar com a remoção das placas de fibrocimento nos cobertos da Escola Básica e Secundária Daniel Faria, em Baltar, e da Escola Básica e Secundária de Vilela.

Os acordos foram assinados no dia 9 de março, em Lisboa, pelo presidente da câmara de Paredes, Alexandre Almeida, e a Secretária de Estado da Educação, Susana Amador.

Segundo a autarquia, o investimento será superior a 44 mil euros, devendo avançar já na interrupção letiva das férias da Páscoa.

A retirada das coberturas de fibrocimento dos corredores de circulação exteriores nas escolas de Baltar e Vilela já tinha sido anunciada em fevereiro pelo autarca. A intervenção será feita em cerca de 500 metros quadrados de cobertura em cada uma das escolas, sendo substituída por material em chapa.

Ao Ministério da Educação caberá a remoção das placas de fibrocimento das coberturas dos pavilhões onde os alunos têm aulas, através de um fundo criado para esse efeito. A este nível, a escola Daniel Faria é uma das que está referenciada como prioritária.

Na reunião do executivo, Alexandre Almeida garantiu ainda que as “escolas de Sobreira, Daniel Faria e Paredes estão sinalizadas para receberem intervenções de fundo”, não podendo ser transferidas para a tutela do município, no âmbito da descentralização de competências.

Share This: