Apresentada requalificação do NAF Vale do Sousa

Publicado em Publicado por: O Paredense

Texto escrito por Cristina Borges.

Foram inauguradas, no dia 16 de abril, as instalações da sede do Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa. O espaço, situado no Bairro do Sonho, em Paredes, foi alvo de várias intervenções que permitirão desenvolver novas atividades de formação e lazer aos profissionais da arbitragem. A cerimónia contou com a presença de Lourenço Pinto, Presidente da Associação de Futebol do Porto.

Manuel Soares, Presidente do Núcleo, fez as honras da casa e começou por destacar a importância deste novo espaço para a “formação e evolução dos árbitros.” O presidente do NAF do Vale de Sousa garantiu que o seu papel “passa por dar as melhores condições para que os árbitros se sintam apoiados em tudo o que envolva a arbitragem.”

De seguida, foi Lourenço Pinto, Presidente da Associação de Futebol do Porto, quem tomou da palavra e realçou a importância destes espaços para a formação de profissionais: “Os núcleos são centros de difusão do saber e de ideias e, para além de conviverem, melhoram tecnicamente e, portanto, desenvolvem uma relação muito mais próxima entre eles.”

O Presidente da AF Porto referiu ainda que um dos parceiros mais importantes da associação são os municípios: “Hoje, sem as câmaras, seguramente, não havia 50% do desporto em Portugal. Os presidentes de câmara têm sabido escolher os caminhos certos para o desenvolvimento das autarquias.” Neste sentido, dirigiu-se a Alexandre Almeida dizendo: “Tudo aquilo que os municípios fazem em prol da juventude e da arbitragem é um investimento na formação das nossas pessoas para que o desporto seja mais desporto, as pessoas sejam mais pessoas e a sociedade seja mais sociedade.”

Já, dirigido aos árbitros, Lourenço Pinto ressalvou: “Nós damos-vos as condições o resto tem de ser, forçosamente, convosco”, o Presidente prometeu ainda desenvolvimentos na informática e na implementação de aulas de inglês, que considera, “não como um esforço, mas como, um investimento.”

Numa representação da câmara “ao mais alto nível pelo presidente e seus vereadores isso é sinal de uma simbiose perfeita com o desporto”, concluiu o Presidente da maior associação de futebol do país.

Alexandre Almeida mostrou-se visivelmente satisfeito pela presença deste núcleo, com cerca de 160 sócios, no concelho e destacou o desenvolvimento desportivo na cidade paredense. O Presidente do município lembrou todo investimento que tem sido feito ao nível das infraestruturas, com os vários campos sintéticos já inaugurados e prometeu “não vamos ficar por aqui, porque temos várias coletividades que fomentam a formação no concelho”.

O Presidente da Câmara de Paredes o número elevado de cidadãos do concelho que se têm destacado na área desportiva, o que promoveu a criação de uma “Gala do Desporto”, marcada para o mês de novembro.

As intervenções realizadas nas instalações do Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa, proporcionam assim condições singulares, não só para a aprendizagem dos profissionais, mas também, para o lazer.

Share This: