Câmara de Paredes já pode receber fundos comunitários

Publicado em Publicado por: O Paredense
A câmara volta a ter condições de receber fundos comunitários e pretende avançar com os projetos da Casa da Juventude e da piscina ao ar livre.

A câmara já pode receber fundos comunitários e pretende avançar com os projetos da Casa da Juventude e da piscina ao ar livre.

O tribunal aceitou a providência cautelar interposta pela câmara municipal de Paredes, anunciou o presidente da autarquia, para desbloquear os 6 milhões de euros de fundos comunitários que estavam a ser retidos no âmbito do processo do Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF), que apontou “suspeitas de fraude, falsificação e corrupção” com fundos comunitários atribuídos à câmara para a construção dos centros escolares.

Até agora, 85% do valor das candidaturas aprovadas estavam a ser retidos para abater aos 6 milhões de euros que a câmara podia ser obrigada a devolver. No total, segundo Alexandre Almeida, já tinham sido retidos 1,2 milhões de euros

“O Tribunal aceitou a nossa providência cautelar e considerou que não há razão para nos reterem esses 6 milhões de euros até haver uma decisão definitiva”, disse Alexandre Almeida, na última sessão da Assembleia Municipal, garantindo que quando o tribunal se pronunciar e não houver mais recurso, a câmara terá de pagar esse valor, se for condenada.

O autarca não deixou no entanto de criticar a atuação do anterior executivo nesta matéria, garantindo que se tivessem apresentado a providência cautelar em novembro de 2016, o município não teria ficado impedido de receber fundos comunitários.

“Nós sabemos que só não o fizeram para esconder a questão. A partir deste momento estamos em condições de receber fundos comunitários. E, apesar do endividamento da câmara, vamos apresentar brevemente alguns projetos que estavam pendentes destes fundos”, sublinhou Alexandre Almeida, assumindo que a câmara tem agora condições para avançar com alguns projetos que estavam parados por força deste processo.

O presidente da câmara municipal de Paredes garantiu que o executivo vai avançar em breve com os projetos da Casa da Juventude de Paredes e da piscina ao ar livre.

 

Leia a notícia completa na edição em papel de 12 de julho de 2018 ou subscreva a edição online.

Share This: