22 produtores participam em concurso de hortícolas gigantes

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: CM Paredes

Foto: CM Paredes

A freguesia de Aguiar de Sousa recebe este sábado e domingo, 21 e 22 de setembro, o concurso internacional de hortícolas gigantes “O Maior da Minha Aldeia”, promovido pela câmara de Paredes.

O 1.º Concurso Internacional de Hortícolas gigantes em Portugal vai contar com a participação de 22 produtores do concelho de Paredes e também concorrentes oriundos das regiões do Algarve e Alentejo e produtores agrícolas espanhóis de abóbora, melancia e melão.

Aos três exemplares mais pesados de abóbora serão atribuídos prémios de 1000, 500 e 200 euros e os concorrentes que apresentarem os maiores exemplares de melancia e melão são premiados com 500, 200 e 100 euros. Os resultados serão conhecidos a 22 de setembro, na feira a realizar no Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.

O concurso “O Maior da Minha Aldeia” está integrado no projeto CÁ PAREDES, programa de desenvolvimento estratégico do sul do concelho, lançado pelo município de Paredes com o objetivo de dar visibilidade aos produtores e às produções agrícolas locais e estimular o interesse das populações para a agricultura sustentável, contribuindo em simultâneo para conferir um maior dinamismo e atração ao território.

Recentemente o concurso “O Maior da Minha Aldeia” foi registado e admitido na associação norte-americana “Great Pumpkin Commonwealth”.

Artesanato, gastronomia e música

A par do concurso que vai premiar as maiores abóboras, melancias e melões o fim de semana será também dedicado à música, artesanato e gastronomia. No sábado, haverá uma mostra de artesanato e produtos locais e diversas atividades de animação e também visitas ao centro de interpretação da Senhora do Salto.

Está também prevista uma sessão técnica para os produtores e o lançamento da Feira de 2020 (19 horas), o espetáculo “Nyckelharpa sem fronteiras”, do Centro Português de Nychelharpa (20 horas) e um concerto de música tradicional portuguesa da Banda de Música de Cete com a colaboração do Rancho Folclórico de Aguiar de Sousa (21h30).

No domingo, 22 setembro, a feira abre pelas 10 horas. A entrega de prémios do concurso de hortícolas gigantes está agendada para as 15 horas, seguindo-se a atuação musical do artista Saul e a sua banda (17horas).

Share This: