2 mil pessoas apoiaram Alexandre Almeida em Lordelo

Publicado em Publicado por: O Paredense
Jantar/festa de apresentação do candidato à presidência da câmara de Paredes decorreu no dia 8 de julho, em Lordelo, e juntou cerca de 2 mil pessoas.

Jantar/festa de apresentação do candidato à presidência da câmara de Paredes decorreu no dia 8 de julho, em Lordelo, e juntou cerca de 2 mil pessoas.

Alexandre Almeida lamentou que o concelho de Paredes não tenha estratégias para apoiar os jovens, as indústrias, o comércio tradicional e os agricultores e garantiu que se vencer as eleições em outubro, irá mudar a forma como tem sido gerida a câmara municipal de Paredes.

As palavras do candidato do PS foram proferidas no jantar onde apresentou 7 compromissos do seu manifesto eleitoral para o concelho. “Vamos ter de cumprir com verdade esses compromissos. Agora nós prometemos verdade”, frisou Alexandre Almeida.

Entre esses compromissos estão o apoio aos jovens na criação de pequenas e médias empresas com 600 mil euros por ano. Alexandre Almeida pretende adotar na câmara uma nova política para garantir o desenvolvimento económico do concelho, com vários programas e ações, incluindo a criação de incentivos ao empreendedorismo jovem.

O candidato deixou ainda o compromisso de apoiar as famílias com a oferta dos livros escolares até ao 12.º ano, enquanto o Estado não o garantir, sendo que os livros terão de ser adquiridos em livrarias e papelarias do concelho. Ainda no apoio às famílias, quer desenvolver protocolos com as juntas, escolas e IPSS’s, para garantir que os centros de atividades de tempos livres acolham as crianças para além do horário escolar e no tempo de férias.

Aos idosos do concelho com dificuldades económicas, Alexandre Almeida quer garantir medicamentos gratuitos, comparticipando a parte que o Estado não garante. O candidato socialista compromete-se ainda a baixar o IMI para o valor legal mais baixo (0,3%), a reduzir o preço da água para todos os paredenses e ainda a apoiar as IPSS’s, associações e clubes no seu consumo da água.

Alexandre Almeida pretende alargar também a rede de água e saneamento, recorrendo para isso aos fundos comunitários. No mesmo jantar, foram apresentados alguns dos elementos que integram a sua lista para a câmara municipal e os candidatos às assembleias de freguesia.

“Com a vossa ajuda vamos devolver a esperança a todos os paredenses”

– Alexandre Almeida, candidato à presidência da CM Paredes

O candidato do PS foi bastante aplaudido durante o seu discurso, em que apresentou 7 compromissos para o concelho de Paredes

Depois de deixar um cumprimento especial às cerca de duas mil pessoas que marcaram presença no jantar e de agradecer em particular a Beatriz Meireles, Elias Barros e Francisco Leal por integrarem a lista à câmara municipal, Alexandre Almeida falou das razões que o levaram a abraçar este desafio.

Apesar de Paredes ser um concelho que alberga mais de 50% da indústria de mobiliário existente no país e de dispor de acessibilidades ímpares, Alexandre Almeida disse que continuam a existir graves problemas para resolver. “Espanta-me que em pleno século XXI existam freguesias sem qualquer cobertura de água e saneamento”, disse o candidato, criticando ainda a ausência de políticas culturais e de apoio ao comércio tradicional.

Para Alexandre Almeida, o concelho precisa de ter estratégias de incentivos para as indústrias e os agricultores, que foram esquecidos por esta câmara municipal.

Sobre a questão da dívida, o candidato do PS disse que o passivo da câmara de Paredes, no final de 2016, era de 102 milhões de euros, não estando ainda contabilizados os investimentos que foram realizados este ano.

Assumindo que estes problemas o motivaram a liderar um projeto de mudança para o concelho, Alexandre Almeida garantiu ainda que este propósito se tornou maior, quando Celso Ferreira resolveu escolher o seu tesoureiro para ser o candidato do PSD.

“O meu adversário consegue ser ainda mais ilusionista que Celso Ferreira. Está na câmara desde 2011 e nunca foi capaz de gerir a tesouraria da câmara sem ter os impostos no máximo. Agora como é ano de eleições já promete a descida do IMI para a taxa mínima. Alguém pode acreditar num candidato assim, que anda a copiar o nosso programa eleitoral de 2013 e ainda diz que nós é que não fazemos propostas na câmara?”, questionou.

Se vencer as eleições, Alexandre Almeida garante que vai mudar a forma como a câmara municipal é gerida. Uma mudança que passará sobretudo pela gestão rigorosa do dinheiro público e pelo planeamento de todas as obras para um prazo de 4 anos. Além disso, pretende apostar na realização de mais obras por administração direta, à semelhança de outros municípios da região, diminuindo desta forma os seus custos.

“Sabemos do que o concelho necessita e com a vossa ajuda vamos conseguir devolver a esperança e a alegria a todos os paredenses”, rematou o candidato, mostrando-se confiante na concretização desta mudança a partir de 1 de outubro.

“Alexandre Almeida é o garante de um futuro melhor para a nossa gente”

– Domingos Barros, Presidente da Comissão de Honra

Durante as várias intervenções da noite, Alexandre Almeida foi definido como “um homem sério, íntegro, justo e competente” “de grande prestígio”, “com capacidade para liderar a mudança necessária no concelho”.

O presidente da Comissão Política do PS/Paredes e candidato à Assembleia Municipal de Paredes, Batista Pereira, foi o primeiro a defender que a mudança necessária no concelho só pode ser conseguida com o PS. “Em 1 de outubro vamos ter de mostrar a força do PS”, frisou Batista Pereira.

Mudança foi, de resto, a palavra mais utilizada em todos os discursos da noite. Sara Leal, líder da Juventude Socialista, falou da necessidade de mudança para os jovens, que ambicionam um concelho sem “ilusões e projetos megalómanos” e sem festas em anos de eleições, com uma agenda cultural que preencha a cidade e com espaços e lazer e de desporto.

Num discurso breve mas emotivo, Carlos Alfredo, mandatário da candidatura, disse que Alexandre Almeida é a pessoa certa para liderar a câmara de Paredes. “Trabalhei com ele durante 25 anos. É um homem sério, dialogante e de grande competência. Tenho a certeza que irá ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos os paredenses”, frisou o industrial.

Os mesmos elogios fez Domingos Barros, presidente da Comissão de Honra da candidatura, considerando Alexandre Almeida “um homem de grande prestígio”“Já valeu a pena ter acompanhado este projeto nestes 8 anos. Esta nova gente que traz uma nova esperança e alegria, já sente o futuro a mudar. E isso já é a chama da vitória. Estamos todos unidos num caminho de grande mudança. Alexandre Almeida é o garante de um futuro melhor para a nossa gente”, frisou o empresário.

Leia a reportagem completa na edição em papel de 13 de julho de 2017 ou subscreva a edição online.

Share This: