15 homenageados na sessão solene do feriado municipal

Publicado em Publicado por: O Paredense

Texto de Cristina Borges.

O salão nobre dos Paços do Concelho voltou a ser o local escolhido para a sessão solene do feriado municipal. Numa cerimónia onde foram homenageadas quinze personalidades, empresas e instituições, Alexandre Almeida anunciou a criação de um Conselho Estratégico de Desenvolvimento Económico de Paredes e a realização de um congresso de comemoração do bicentenário de José Guilherme, em 2021.

O presidente da câmara municipal de Paredes começou por agradecer a “todos os paredenses que no passado e no presente criaram e criam valor sociocultural e económico no concelho” e destacou um cidadão: José Guilherme. Alexandre Almeida defendeu que “conhecer o passado é fundamental para entender, no presente, as potencialidades e os problemas que temos e para melhor projetar o futuro”. O chefe do município acrescentou: “É um passo de gestão inteligente que queremos seguir. Queremos analisar o presente com uma metodologia proativa de conhecer e assumir os problemas que nos compete a todos resolver.” Nesse sentido, o presidente paredense anunciou a realização de um Congresso: Paredes, passado, presente e futuro, tendo como objetivo a comemoração do bicentenário de José Guilherme, que se comemorará em 2021.

Defendendo também que “a resolução dos problemas, o desenvolvimento sustentado e a qualidade de vida depende de um trabalho conjunto”, Alexandre Almeida divulgou a criação de um Conselho Estratégico de Desenvolvimento Socioeconómico de Paredes que será “um órgão que corresponda a experiências de sucesso do Norte da Europa e funcione de acordo com metodologias defendidas pela União Europeia. Este conselho além de autarcas será constituído por dirigentes das nossas escolas e associações, empresários e outros paredenses de relevo nas suas profissões”.

Dirigindo-se aos homenageados, o presidente da câmara elogiou os agraciados “pelo seu talento e valores, pela sua visão e capacidade de trabalho, se notabilizam nos seus campos de ação”.

Homenagens

A cerimónia de homenagens iniciou com a condecoração ao poeta paredense Daniel Faria, a título póstumo, “pelo elevado mérito da sua obra literária que fez dele um ilustre poeta português reconhecido internacionalmente e pela vida monástica de dedicação à comunidade do concelho de Paredes”.
Leia a reportagem completa na edição em papel de 25 de julho de 2019 ou subscreva a edição online.

Share This: