RLIS Paredes assinala Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres

Publicado em Publicado por: O Paredense

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) de Paredes vai assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres com a realização de um encontro “CONVERSAS EM TORNO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: DA CONSCIENCIALIZAÇÃO À AÇÃO…”. 

A iniciativa vai contar com a participação de profissionais que atuam no campo das violências de género e de vários tipos de discriminação de forma a identificar realidades e estratégias de identificação, combate e de consciencialização da Comunidade.

Este colóquio contará com a participação da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima); APF Norte (Associação para o Planeamento da Família) e Associação Plano i, sendo o objetivo dar a conhecer as realidades com as quais trabalham e divulgar boas práticas de intervenções, junto das mesmas.

O evento vai realizar-se no dia 22 de novembro, entre as 9h30 e as 12h30, no auditório 2 da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, em Gandra.

Programa: 
9:30 – 10:00: Sessão de boas vindas
Raquel Esteves, Diretora da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, CESPU
José Carlos Cruz, Administrador da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU)
Beatriz Meireles, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Paredes
Manuela Vieira – Coordenadora do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social – RLIS de Paredes/Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo

Moderadora: Professora Madalena Sofia Oliveira, IUCS-CESPU/FMUP

10:00 – 10:30: Tráfico de seres humanos: conhecer para agir
Marta Pereira, Associação para o Planeamento da Família – Norte (APF-Norte)

10:30 – 10:45: Lançamento do livro “Da infância à terceira idade: intervenção em contextos de violência e crime, um guia prático para estudantes e profissionais” de Madalena Sofia Oliveira e vários.
Apresentação por Lurdes Teixeira, CESPU-IINFACTS e CIES-IUL

10:45 – 11:00: Coffee-break

11:00 – 11:30: A APAV na intervenção com vítimas de violência doméstica: Marlene Fonseca, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)

11:30 – 12:00:Intervenção com pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Intersexo (LGBTI):atendimento e acolhimento – Paula Allen, Associação Plano i

12:00 – 12:30: Considerações finais – Rosário Loureiro, Diretora Adjunta do Centro Distrital do Porto, Instituto da Segurança Social

 

Share This: